ISO 9001 – Guia de Implementação

Como muitas organizações não querem obter a certificação

certificação ISO 9001 começou a falar em 1987, mas muitas empresas ainda não acredito que um benefícios concretos abriga Sistema de Qualidade,tais como o aumento dos lucros e maior paz de espírito dos funcionários. Consultoria iso 9001 em BH.Dedicamos este livro para todos aqueles que ainda estão céticos de racionalização do trabalho, para aqueles que não acreditam que os certificam significa simplesmente nos dizer como cuidar de nossos clientes e os líderes empresariais que pensam que não podem pagar a qualidade, porque eles são muito caros, também complicado ou com um impacto muito perturbador.

A documentação do sistema

Como você sabe, no final de 2015, será publicada a nova ISO 9001: 2015 e os requisitos para o sistema de documentação passará por mudanças. Se você quiser ser atualizado sobre os desenvolvimentos da norma futuro, manter um olho sobre a página que nós ligada às palavras “ISO 9001: 2015”, que vai colocar na cal, nos próximos meses, todos os novos artigos que vamos escrever sobre o assunto.

Se você está prestes a ler a ISO 9001 , você vai encontrar-se em desenvolvimento que documentação de suporte do sistema não é tão difícil.
Você vai precisar de um manual de qualidade que inclui a Política de Qualidade , seus objetivos ea finalidade para a qual você está fazendo tudo isso e é capaz de explicar como eles interagem com os processos de negócios individuais que você está indo para a concepção.

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Para isso, adicione os procedimentos requeridos pela norma, e todos os documentos necessários para fazer seu trabalho bem.
Não se deixe enganar, no entanto, por aqueles que propuseram um sistema que consiste em copiar-colar a partir do manual clássico e por seis procedimentos exigidos pela norma, porque não é o que você precisa para construir um sistema de qualidade que realmente funciona.
Os documentos devem refletir o que você faz e não ser adaptado à sua realidade a partir de organizações completamente diferentes. O caminho correto é não adaptar os documentos da empresa, mas para estudar a empresa e só depois escrever documentos. Se você seguir este segundo caminho (o único realmente se você estiver indo para construir um Sistema de Qualidade grave), você vai ver que você vai exigir outros documentos para apoiar o seu manual e seis procedimentos obrigatórios estabelecidos na norma ISO 9001.

O sistema que está indo para construir será claro para todos em todas as partes e sem equívocos, é por isso que – provavelmente – será também apoiada por instruções de trabalho válidos.
Vemos, então, que os pensionistas para delinear as quatro grandes grupos de documentos que irão constituir, por si só, a espinha dorsal do seu sistema:

  • Manual da Qualidade do Sistema – fornece informações básicas para explicar aos funcionários, clientes, fornecedores e quaisquer outros interessados, como o seu sistema
  • Procedimentos – são documentos para apoiar os funcionários na gestão diária dos processos de cada organização escrito
  • Instruções – As instruções de operação são, além de procedimentos para ir para gerir melhor os processos operacionais. É semelhante aos documentos procedimentos, mas mais detalhada, útil – por exemplo – para apoiar o trabalho dos operadores numa linha de produção
  • Os documentos de apoio – dependendo do tipo de organização podem incluir padrões de referência, manuais de manutenção de instrumentação, diretrizes para auditorias, políticas corporativas, etc. ou documentos que contêm todas as informações relevantes para melhor gerir a qualidade não e relatado por outro apoio documental

(O artigo continua abaixo)

Nosso livro sobre ISO 9001 que ensina como aplicar com sucesso qualidade em sua organização com dicas práticas e exemplos concretos

Não termina aqui

Além de preparar os documentos pertencentes às quatro categorias listadas acima, há outras coisas a fazer para construir um sistema de qualidade.
Se tentarmos olhar para os objetivos, propósitos e processos de ambas as organizações que nunca vai encontrar quaisquer duas entidades que operam, o trabalho ao vivo e fazer as coisas da mesma maneira. É por isso que é importante que, talvez com a ajuda de um consultor, ser você que trabalham dentro da empresa para examinar os processos de sua realidade de trabalho para redesign para minimizar os esforços (definido como demoradas, homens, recursos, dinheiro) sem sacrificar o valor acrescentado que pretende oferecer aos seus clientes. Só que efectua um trabalho sabe bem o suficiente para explicar como você pode melhorá-lo. Sem gerente no mundo, não importa quão bom, pode substituí-lo nesse caminho.

A importância da informação

O padrão é compatível com os documentos do sistema que chama de ” ajustes ” e que são nada mais do queas informações necessárias para demonstrar que o seu sistema está operando conforme descrito na“imagem” que o seu sistema de gestão de documentos tem feito de processos de negócios.

Se você tem planejado bem seus processos e documentado-los adequadamente, recolher as gravações de Qualidade e gerenciá-los, tal como estipulado na norma ISO 9001 2008 vai ser uma piada.

Você não pode fazer esse trabalho sozinho

o A qualidade não é feito pelos profissionais da qualidade, ou melhor, não só é feita a partir deles. Cada departamento de negócios, cada um colega, cada supervisor e gerente terá de colaborar neste processo importante e isso é uma coisa que deve ficar clara desde o início, caso contrário, o fracasso do projecto.

Por isso, vamos lista brevemente de figuras pricnipali que irão apoiá-lo em seu trabalho, consici não será exaustiva ou comparável organograma de cada uma das suas organizações:

alta administração

    • desenvolver políticas e objetivos corporativos

qualidade

  • Ela irá ajudá-lo a identificar os processos necessários para atingir os objectivos que a organização compilou
  • estabelecer, em conjunto com você, os indicadores-chave necessários para monitorar o sistema
  • assegurar a disponibilidade de recursos necessários para a concepção, implementação, monitorização e melhoria do Sistema de Qualidade
  • comunicar a todos os empregados a decisão de iniciar um SGQ e as tarefas que cada um deles terá de apoiar o projeto
  • vai apoiar o projeto inteiro, suportando a qualidade profissional em seu trabalho
  • vai realizar, pelo menos, um de a revisão do sistema para o ano para fazer trabalho certeza de que está tudo conforme o esperado
  • comunicar-se regularmente a todos os empregados o andamento do trabalho, as melhorias feitas e as áreas onde ainda é necessário focar o trabalho

Gerente de Recursos Humanos

  • verifica que todos os funcionários têm entendido a necessidade de trabalhar para o Projeto de Desenvolvimento da Qualidade
  • que estabelece os critérios para a qualificação de pessoal
  • certifica-se de que toda a gente fazer o trabalho, conforme descrito em sua descrição do trabalho.Verifique se as responsabilidades e autoridades são claras e que os supervisores e funcionários tenham compreendido o que se espera deles
  • com base nas indicações do profissional de qualidade, desenvolve-se a apoiar o programa de treinamento do projeto

gerente de compras

  • Ele embarca em uma jornada para se qualificar fornecedores de acordo com os critérios estabelecidos com a ajuda de
    profissionais de qualidade
  • controles e mantém o desempenho do fornecedor monitorado
  • Ele garante que as especificações relativas a compras estão devidamente corrigidos antes de serem enviados aos fornecedores individuais
  • verificar que o material de alimentação corresponde às especificações corporativos

Gerente Comercial – Gerente de Atendimento ao Cliente

  • Ele é responsável pela coleta de feedback do cliente, incluindo reclamações
  • garantir que as especificações para as novas encomendas são devidamente revisto por todas as unidades relevantes antes de confirmar a ordem

Técnico Gerente de Departamento

  • Ele garante que a informação divulgada à produção estão corretas, precisas e aderindo às especificações do cliente
  • Ele garante que as alterações de design são tratados conforme descrito na documentação de apoio
  • Ele compromete-se a verificar e validar as características críticas do produto antes da liberação para produção

Chefe de Planejamento

  • Ele garante que nós podemos construir o produto ou prestar o serviço dentro dos prazos acordados com o cliente
  • verifique se você tem todos os recursos necessários para cumprir com os acordos feitos com o cliente

(O artigo continua abaixo da caixa em que lembramos que a série de livros QualitiAmo acrescentou um novo título).

COLAR DE LIVROS QUALITIAMO

“A nova ISO 9001: 2015 para reorganizar, finalmente, a empresa para os processos” – é adicionado à série de livros de QualitiAmo o primeiro texto que revela os segredos da norma futuro.
Da teoria à prática: a segunda obra de Stefania Cordiani e Paul Ruffatti explica como melhorar a sua organização através da aplicação do novo padrão através das pontas de seu primeiro livro
( Artigo descrevendo o novo livro )

“Organização para processos e pensamento enxuto – as PME a conquista de mercado” – A partir de uma colaboração nascido em nossas páginas, um livro para deixar sair PME da crise.
O criador do QualitiAmo e uma de suas assinaturas históricas explicam como utilizar eficazmente a qualidade.

(Você quer se manter atualizado sobre livre novo ISO 9001: 2015 ? Visite todos os dias, a página temos ligados.
Na parte inferior do artigo, é descrita uma actualização diária no padrão futuro)

Chefe de Produção

  • supervisiona a calibração das máquinas e sua manutenção
  • Segue-se o programa de produção previsto para os departamentos
  • ele garante que os produtos não conformes não são misturados com aqueles compatível
  • verificar se o envio do material ocorre conforme solicitado pelo cliente
  • controla adequadamente os materiais armazenados, na sequência de uma lógica FIFO

Qualidade profissional

  • ele garante que o SGQ é consistente, bem gerido, seguindo corretamente qualquer alteração, aprovada e melhorou de forma contínua
  • Ele garante a disponibilidade de todos os documentos comprovativos necessários para o desempenho de qualquer trabalho dentro da organização
  • Ele garante que o auditor ISO 9001 que as auditorias terão de operar no sistema são devidamente treinados
  • planos e garante a realização de auditorias
  • supervisiona a gestão das acções preventivas e corretivas

em conclusão

O segredo para implementar com sucesso o ISO 9001 2008 é uma boa compreensão do propósito do nosso trabalho, temos a cultura de companhia certa para apoiá-lo adequadamente, desenvolver um plano de implementação realista e ter alguém com a experiência necessária para recorrer em caso de dúvidas e receios (o fórum de QualitiAmo nasceu com apenas esta finalidade).

Lembre-se que a cultura é contagiosa. Se os gerentes corporativos percebem seus colegas de trabalho que não acreditam no projeto, a qualidade do trabalho será extremamente difícil.

Um bom plano vai permitir que você defina uma data de início e projetar uma data para o seu fim, bem como para identificar todas as principais etapas do seu percurso.

Finalmente, lembre-se que a ISO 9001 2008 não é uma diretriz. Ele define “o que” fazer, mas não explica“como” fazê-lo. Este “como” será diretamente relacionados com a criatividade, inteligência, valores, ética e forma de trabalho da sua organização. Se não, o seu vai se materializar Sistema de Qualidade em ainda duplicar de um tipo QMS: trabalho desnecessário, desgastante e completamente livre de valor acrescentado.